Caso Herick Vargas: procurador-geral não autoriza arquivamento e processo segue na Vara do Júri – Notícias
Pesquisar
Foto: MPRS/Divulgação

Caso Herick Vargas: procurador-geral não autoriza arquivamento e processo segue na Vara do Júri

O pedido de arquivamento havia sido apresentado em dezembro de 2025, quando o promotor responsável concluiu que os policiais militares envolvidos agiram em legítima defesa

Compartilhe esta notícia:

O procurador-geral de Justiça do Rio Grande do Sul, Alexandre Saltz, decidiu nesta quinta-feira (15) não ratificar o pedido de arquivamento do inquérito policial que apura a morte de Herick Cristian da Silva Vargas, de 29 anos. O jovem foi baleado durante um surto ocorrido em 15 de setembro de 2025, no bairro Parque Santa Fé, em Porto Alegre. Com a decisão, o caso seguirá para a Vara do Júri da Capital, onde passará a ser conduzido por outro promotor de Justiça do Ministério Público do Rio Grande do Sul (MPRS).

Antes de a medida ser formalizada na Justiça, o procurador-geral e a promotora de Justiça Carla Frós, coordenadora da Central de Atendimento às Vítimas de Porto Alegre, comunicaram pessoalmente a decisão aos familiares de Herick. O encontro teve como objetivo prestar esclarecimentos sobre as providências adotadas pelo MPRS e oferecer acolhimento institucional, incluindo a disponibilização de acompanhamento psicológico e outros atendimentos de apoio aos parentes da vítima.

O pedido de arquivamento havia sido apresentado em dezembro de 2025, quando o promotor responsável concluiu que os policiais militares envolvidos agiram em legítima defesa, com base em análises da Polícia Civil e da Corregedoria da Brigada Militar. No entanto, o Tribunal de Justiça do Rio Grande do Sul (TJRS) não homologou o arquivamento na semana passada e determinou a revisão do caso. Agora, caberá a um novo promotor decidir se mantém a tese da legítima atuação policial, solicita novas diligências ou oferece denúncia à Justiça.

Leia mais

📢 Cobertura do Porto Alegre 24 Horas

Quer acompanhar as principais notícias do Brasil e do mundo em tempo real? Conecte-se ao Porto Alegre 24 Horas nas redes sociais:

📰 Siga também no Google News para receber nossos destaques direto no seu feed.