Governo do RS assina contrato para compra de três novos radares meteorológicos – Notícias
Pesquisar
Foto: Jürgen Mayrhofer/Arquivo Secom

Governo do RS assina contrato para compra de três novos radares meteorológicos

Com alcance operacional mínimo de 400 quilômetros, os radares serão instalados de forma gradual

Compartilhe esta notícia:

O governador Eduardo Leite assinou, nesta quinta-feira (22), o contrato para a aquisição de três novos radares e a prestação de serviços de monitoramento meteorológico e geológico no Rio Grande do Sul. A iniciativa busca qualificar a previsão e o acompanhamento de eventos climáticos extremos em todo o território gaúcho, ampliando a capacidade de resposta da Defesa Civil. O ato contou com a presença do coordenador estadual de Proteção e Defesa Civil, coronel Luciano Chaves Boeira.

Segundo o governador, os novos equipamentos irão complementar o radar já instalado na Região Metropolitana, garantindo cobertura total do Estado e maior precisão na emissão de alertas à população. Os radares operarão em Banda S, tecnologia que permite maior penetração na precipitação e melhor resolução espacial, favorecendo a identificação antecipada de fenômenos como chuvas intensas, temporais e vendavais.

A licitação, homologada no dia 2 de janeiro, teve valor de R$ 177,7 milhões e foi conduzida pela Secretaria de Planejamento, Governança e Gestão (SPGG), por meio da Celic. A contratação integra o Plano Rio Grande, programa estadual voltado à reconstrução, proteção da população e fortalecimento da resiliência climática, especialmente no eixo de preparação e na Política Estadual de Gestão Integrada de Riscos e Desastres.

Com alcance operacional mínimo de 400 quilômetros, os radares serão instalados de forma gradual. O primeiro, na região Sul, tem previsão de instalação ainda em 2026; o segundo, entre o Centro e a Fronteira Oeste, até o fim do ano; e o terceiro, na região Norte, em 2027. Em conjunto com o radar já em operação no Morro da Polícia, em Porto Alegre, o sistema permitirá a cobertura integral do Rio Grande do Sul e colocará o Estado na vanguarda da gestão de riscos e desastres climáticos.

Leia mais

📢 Cobertura do Porto Alegre 24 Horas

Quer acompanhar as principais notícias do Brasil e do mundo em tempo real? Conecte-se ao Porto Alegre 24 Horas nas redes sociais:

📰 Siga também no Google News para receber nossos destaques direto no seu feed.