Na noite desta terça-feira, 6 de janeiro, a Rua Coberta em Gramado recebeu o lançamento oficial da 12ª edição do Gramado in Concert. O evento, que acontece de 30 de janeiro a 7 de fevereiro de 2026, consolida a Serra Gaúcha como o epicentro da música erudita mundial ao reunir mais de 400 alunos vindos de 22 estados brasileiros e 14 países, como Chile, Peru, Bolívia, Estados Unidos e Rússia.
A cerimônia de lançamento contou com a presença de imprensa, parceiros e autoridades para detalhar a programação que une a tradição dos concertos à música popular brasileira. De acordo com Tiago Farias Schmitt, assessor de eventos da Gramadotur, a cidade será preenchida por uma imersão única na arte: “Vai ser um evento deslumbrante e com programação única no Brasil”, afirmou.
Grandes nomes e atividades pedagógicas
O festival deste ano traz momentos históricos, com destaque para a participação do Maestro João Carlos Martins e do cantor Diogo Nogueira. O diretor artístico, Allan John Linno, ressaltou a importância pedagógica do evento e a volta das apresentações na Igreja São Pedro. “O Maestro João Carlos Martins é um dos maiores intérpretes de Bach e é uma das grandes atrações. Além disso, teremos atividades para mais de 400 alunos do Brasil e do mundo”, explicou.
A presidente da Gramadotur, Rosa Helena Volk, enfatizou que o festival proporciona uma experiência diferenciada: “Teremos a abertura com a Opereta de Mozart, no dia 31 Diogo Nogueira com a Orquestra Sinfônica de Gramado e, no dia 7 de fevereiro, o maestro João Carlos Martins inicia sua despedida dos palcos em uma turnê que começa por Gramado”.
O prefeito Nestor Tissot reforçou o papel do evento no calendário da cidade: “Gramado produz eventos que não param. O Gramado in Concert faz parte do ambiente que criamos para o turista e para o gramadense, fazendo com que nossa economia cresça e se desenvolva”.
Ingressos e acessibilidade
Embora a grande maioria da programação — incluindo recitais na Rua Coberta e ações sociais — seja totalmente gratuita, os concertos especiais de Diogo Nogueira (31/01) e João Carlos Martins (07/02) possuem venda de ingressos. Os valores variam de R$ 75,00 a R$ 280,00 e estão disponíveis no portal oficial ElevenTickets e através de parceiros como Turistur, Brocker e CVC.
Destaques da Programação:
30/01: Concerto de Abertura com a Orquestra Sinfônica de Gramado (20h – Expogramado).
31/01: Música na Rua com o grupo peruano Eter Quartet (11h – Rua Coberta) e Diogo Nogueira com a Orquestra Sinfônica de Gramado (20h – Expogramado).
01/02: Concerto com a Orquestra Jovem de São Paulo (20h – Expogramado).
02/02: Concerto Professores in Concert (20h – Expogramado).
03/02: Final do Concurso Jovens Solistas (20h – Expogramado).
04/02: Música na Rua (11h) e Concerto Professores in Concert (20h).
05/02: Banda Sinfônica do Festival (20h – Expogramado).
06/02: Orquestra Sinfônica A e Coral do Festival (20h – Expogramado).
07/02: Concerto de encerramento com o Maestro João Carlos Martins (20h – Expogramado).
A programação completa está disponível no site: https://www.gramadoinconcert.com.br/programacao
O 12º Gramado In Concert é apresentado pelo Ministério da Cultura e Secretaria de Estado da Cultura. Copatrocínio: Sulgás, Hospedagem Oficial: Laghetto Hotéis, Resorts & Experiências. Apoio: RBT Internet, Hasam Group e Vinícola Miolo. Promoção: Prefeitura Municipal de Gramado. Agente Cultural: Bis Gestão Cultural. Realização: Gramadotur e Ministério da Cultura, Governo Federal, Brasil – Do lado do Povo Brasileiro.
Texto: Prefeitura de Gramado



