Uma parceria firmada no final de 2025 entre a Secretaria Municipal da Saúde (SMS) e o Centro Universitário da Serra Gaúcha (FSG) garantirá, a partir deste ano, aumento no atendimento na psicoterapia e na fisioterapia. Na atenção psicossocial serão 300 atendimentos semestrais abrangendo 20 pacientes que farão 15 sessões por usuário. Já no caso da fisioterapia serão 6 mil atendimentos até julho com acesso de 200 pacientes que terão, em média, 30 sessões cada.
Para a professora Ana Cláudia Zampieri, pró-reitora Acadêmica da FSG, a parceria é fundamental para ambas as instituições, favorecendo usuários e estudantes. “A FSG e a Secretaria da Saúde sempre tiveram uma parceria de atendimentos, tanto na odontologia, fisioterapia e psicologia. Para este semestre, então, vamos conseguir ampliar um pouquinho esses números, chegando nesses totais. Sempre buscando tanto a formação do nosso estudante em acesso direto a demandas reais da saúde de Caxias do Sul, mas também ajudando um pouquinho em desafogar as filas de espera, que são grandes”.
Para o secretário municipal da Saúde, Rafael Bueno, a parceria com a FSG tem aumentado, possibilitando mais ofertas de atendimentos. “Isso é uma medida importante para os pacientes e também para os alunos, já que é um campo de prática de formação. Todos ganham com essas parcerias”.
Segundo dados da SMS, a fila de espera na fisioterapia é de 2.102 pessoas, sendo a maioria de adultos, porque as crianças e adolescentes têm prioridades altas. Na psicoterapia, estão aguardando atendimento 3.294 adultos e 1.645 crianças.



