Sistema Sentinela é atualizado para envio de notificações instantâneas às equipes de saúde em Porto Alegre – Notícias
Pesquisar
Foto: PMPA/Divulgação

Sistema Sentinela é atualizado para envio de notificações instantâneas às equipes de saúde em Porto Alegre

A funcionalidade é fundamental para que a contrarreferência aconteça em todas as doenças e agravos de notificação compulsória

Compartilhe esta notícia:

A Procempa atualizou, nos últimos dias, o sistema municipal de notificações de doenças relacionadas ao trabalho e agravos à saúde. Com a mudança, o Sistema Sentinela inova ao encaminhar, de forma instantânea para a notificação, os casos que necessitam de monitoramento por parte das equipes de saúde responsáveis pelos territórios de residência das pessoas atendidas. Até 4 de janeiro deste ano, o envio de casos era realizado de forma manual. Cada responsável técnico da vigilância compartilhava as informações em uma ferramenta e formato distintos.

Para a diretora-presidente da Procempa, Débora Roesler, a atualização otimiza o serviço prestado à população. “Com a nova funcionalidade, não há mais a necessidade de envio de casos em diferentes formatos. O sistema realiza essa tarefa de forma automática e imediata desde o registro da notificação em qualquer serviço de saúde, melhorando o atendimento prestado e beneficiando a população diretamente”, ressalta.

Automação – A funcionalidade é fundamental para que a contrarreferência aconteça em todas as doenças e agravos de notificação compulsória. De acordo com a Vigilância em Saúde do município, os casos de notificação compulsória envolvem situações de adoecimento com risco coletivo ou com risco iminente de agravamento rápido, perda de função e/ou morte. Exemplos são as doenças e agravos relacionados ao trabalho, violências, intoxicações exógenas e doenças como dengue, sífilis, tuberculose, hepatites virais, HIV e hanseníase.

Conforme a diretora de Vigilância em Saúde em exercício, Juliana Dorighatti, a automação de processos na vigilância epidemiológica permite concretizar o que já é preconizado nas diretrizes do Sistema Único de Saúde (SUS), como a descentralização do acesso, mas também do tratamento, monitoramento de casos e conhecimento sobre a situação de saúde da população em cada localidade da cidade. “O desenvolvimento desta funcionalidade representa uma solução eficaz para garantirmos a contrarreferência de casos de interesse de saúde pública”, destaca.

Funcionamento – A Procempa realizou o levantamento de requisitos com as equipes da Secretaria Municipal de Saúde para atender às necessidades das áreas. A iniciativa visa a garantia de informações precisas e distribuídas em tempo real para a rede de saúde, contribuindo para as ações de vigilância epidemiológica e o controle de doenças em Porto Alegre e no Rio Grande do Sul.

Sistema Sentinela – O sistema foi criado em 2020, e viabilizou a notificação descentralizada de 25.153 casos de violências, 4.638 casos de intoxicação exógenas, 17.771 casos de doenças relacionadas ao trabalho e 124.251 casos de doenças transmissíveis como dengue, sífilis, HIV, tuberculose, hepatites virais e hanseníase.

Leia mais

📢 Cobertura do Porto Alegre 24 Horas

Quer acompanhar as principais notícias do Brasil e do mundo em tempo real? Conecte-se ao Porto Alegre 24 Horas nas redes sociais:

📰 Siga também no Google News para receber nossos destaques direto no seu feed.