Dois caças-bombardeiros A-1 AMX da Força Aérea Brasileira (FAB) se envolveram em uma colisão durante a fase de pouso na Base Aérea de Santa Maria, em Santa Maria, na segunda-feira (9). O incidente ocorreu durante atividades de rotina da organização militar e resultou apenas em danos leves às aeronaves, sem registro de feridos. As informações iniciais foram divulgadas pelo portal Defesa Aérea e Naval.
Em nota, a Força Aérea Brasileira informou que os tripulantes passam bem e que todos os protocolos de segurança previstos para esse tipo de situação foram imediatamente adotados. A ocorrência foi confirmada oficialmente pelo Centro de Comunicação Social da Aeronáutica nesta quarta-feira (11).
Até o momento, não foram divulgados detalhes técnicos adicionais nem imagens do episódio. Conforme apuração do portal Esquadrões da Força Aérea, os caças não apresentaram avarias de grande monta e, após os procedimentos de inspeção e manutenção, deverão retornar às atividades de voo normalmente.
Em nota oficial, a Força Aérea informou que o incidente foi registrado pelo Comando de Preparo (COMPREP):
“A Força Aérea Brasileira (FAB), por meio do Comando de Preparo (COMPREP), informa que, durante atividades de rotina na Base Aérea de Santa Maria (BASM), foi registrado um incidente operacional entre duas aeronaves A-1 AMX. A FAB ressalta ainda que não houve vítimas, todos os protocolos de segurança foram executados, e as aeronaves foram encaminhadas para manutenção. Os treinamentos e atividades seguem rígidos padrões de segurança e todas as medidas necessárias foram adotadas para evitar novos incidentes.”



