Os estudantes João Pedro Bertin de Souza, Ravi Curzel Canali e Yuri Suotniski Shaves, representantes da Escola Municipal de Ensino Fundamental (EMEF) Dario Granja Sant’Anna, conquistaram o segundo lugar entre alunos de todo o Brasil na Jornada Brasileira de Foguetes, em Barra do Piraí (RJ).
A competição ocorreu de 2 a 5 de fevereiro e reuniu 80 equipes de todo o país, entre estudantes de escolas públicas e particulares. O segundo lugar foi alcançado com o lançamento de 195,8 metros, apenas quatro a menos do que a equipe que ficou em primeiro lugar. Os meninos viajaram acompanhados da vice-diretora do turno da manhã, Morgana Pinto, e da professora de Ciências, Letícia Rech Bolzan.
Os foguetes utilizados na competição são confeccionados com garrafa pet e disparados de uma base de lançamento produzida com canos de pvc e uso de bomba de ar para o lançamento. Além da medalha de prata e do certificado, os meninos receberam telescópio profissional com tripé para a escola.
O treinamento para a Jornada ocorreu durante os últimos meses, com apoio de professores e equipe diretiva da escola. Competições como essa incentivam que os estudantes coloquem em prática conhecimentos relativos a ciências, geografia, matemática, bem como proporciona que os jovens trabalhem em equipe e desenvolvam atividades diversas.
Os meninos subiram ao palco para receber o prêmio ao som da música tradicional gaúcha Espantando Bagual, escolhida por eles. O grupo viajou ao Rio de Janeiro com o auxílio de diversos apoiadores.
Texto: Prefeitura de Caxias do Sul



