Orla do Guaíba tem cinco pontos em condições de receber banhistas na Zona Sul – Notícias
Pesquisar
Foto: Luciano Lanes / PMPA

Orla do Guaíba tem cinco pontos em condições de receber banhistas na Zona Sul

Ao todo, os técnicos verificam, em laboratório, 12 amostras semanais de cada um dos pontos

Compartilhe esta notícia:

Conforme o 17º relatório de balneabilidade da temporada, divulgado pelo Departamento Municipal de Água e Esgotos (Dmae) nesta sexta-feira (27), apenas um local analisado das praias da Orla do Guaíba, na Zona Sul, é considerado impróprio para os veranistas.

Trata-se da praia localizada no posto 1 do Lami (nas imediações da segunda guarita de salva-vidas, com acesso pela rua Luiz Vieira Bernardes). As análises foram feitas de 28 de janeiro a 25 de fevereiro. O Dmae atua na região para garantir a recuperação dos padrões de balneabilidade nas próximas semanas.

Os parâmetros de balneabilidade são definidos pela resolução nº 274/2000 do Conselho Nacional de Meio Ambiente (Conama). Ao todo, os técnicos verificam, em laboratório, 12 amostras semanais de cada um dos pontos.

Regras – O Conama determina que, para ser considerado próprio para banho, o ponto analisado tenha, nas últimas cinco amostras, apresentado concentração inferior a 800NMP/100mL da bactéria Escherichia coli. Também é fundamental que, na última amostra, o valor não tenha ultrapassado a marca de 2000 NMP/100 mL. Já o valor do pH deve manter-se na faixa de 6,0 a 9,0.

Pontos próprios para banho:

Belém Novo
Posto 1 – praça José Comunal, em frente à garagem da empresa de ônibus;
Posto 2 – praia do Leblon, avenida Beira Rio, em frente à rua Antônio da Silva Só;
Posto 3 – praça do Veludo, avenida Pinheiro Machado, em frente à praça.

Leia mais

📢 Cobertura do Porto Alegre 24 Horas

Quer acompanhar as principais notícias do Brasil e do mundo em tempo real? Conecte-se ao Porto Alegre 24 Horas nas redes sociais:

📰 Siga também no Google News para receber nossos destaques direto no seu feed.