PPP da Educação: Caxias do Sul inicia em abril obras das 16 primeiras escolas de Educação Infantil – Notícias
Pesquisar
Foto: Divulgação

PPP da Educação: Caxias do Sul inicia em abril obras das 16 primeiras escolas de Educação Infantil

Obras tem prazo de conclusão em 2027

Compartilhe esta notícia:

A Prefeitura de Caxias do Sul, por meio da Secretaria de Planejamento e Parcerias Estratégicas (Seplan) e da Coordenadoria de Relações Comunitárias, apresentou na noite desta quinta-feira (12/2) os terrenos onde serão construídas as primeiras Escolas de Educação Infantil, das 31 previstas na PPP da Educação. O encontro com os presidentes dos bairros beneficiados nesta primeira etapa do processo ocorreu no Anfiteatro da Câmara de Vereadores com a presença do secretário Marcus Vinicius Caberlon (Seplan), Marta Fattori (SMED), do titular da CRC, Edio Elói Frizzo, do responsável pela empresa Inova Caxias (vencedora da PPP), Marlon Couto, além do presidente da União das Associações de Bairros (UAB), Valdir Walter, dos presidentes de AMOBS e vereadores.

Na ocasião foram apresentadas as plantas dos prédios das escolas, as áreas onde serão construídas e o cronograma das obras, que iniciam em abril e tem prazo de conclusão em 2027. Nesta primeira etapa, serão contemplados 16 locais, com o seguinte cronograma de obras:

Início em Abril/26

EEI Cruzeiro – 251 crianças

EEI Interlagos – 251 crianças

 

Início Maio/26

EEI São Victor Cohab – 193 crianças

EEI Diamantino – 193 crianças

 

Início Junho/26

EEI Santa Lúcia – 214 crianças

EEI Vila Verde – 193 crianças

EEI Santa Fé – 193 crianças

 

Início Julho/26

EEI Nossa Senhora do Rosário – 193 crianças

EEI Desvio Rizzo – 305 crianças

EEI Esplanada – 291 crianças

 

Início Agosto/26

EEI São Virgílio

 

Início Outubro/26

EEI Jardim Eldorado – 193 crianças

EEI Bela Vista – 345 crianças

EEI Ana Rech – 214 crianças

 

Início Novembro/26

EEI Santa Fé – 193 crianças

EEI Cidade Nova – 214 crianças

 

Segundo o secretário Marcus Vinicius Caberlon, o cronograma foi antecipado e as escolas serão construídas em dois anos, ao invés dos três anos previstos inicialmente. “A previsão é de que em 2028 todas as 31 escolas estejam construídas. Alinhamos também com o Prefeito Adiló, que com o adiantamento do cronograma, possamos acrescentar no pacote mais uma três ou quadro escolas”, informou o titular da SEPLAN a todos, mostrando os projetos dos prédios e terrenos detalhados.

Para a secretária da Educação, a PPP da Educação é um projeto arrojado da administração para zerar a fila da Educação Infantil. “A maior procura que nós temos é de crianças de zero a 3 anos. Por isso as salas de Maternal nestas novas escolas são em maior quantidade devido a esta demanda. E 4 e 5 anos a demanda é menor, porque as Escolas de Ensino Fundamental já atendem essa faixa de idade. A SMED já está providenciando os editais para licitação de contratação de profissionais. Assim que forem entregues as escolas, os profissionais já estarão prontos para assumir. Estas novas escolas também vão atender as crianças com vagas judicializadas, que é um gasto enorme do Município, sem retorno do Fundeb. Então essa PPP vem sanar também o gasto que temos com a compra de vagas em escolas particulares. E aproveito para dizer a todos que estive em BH, onde há o modelo das escolas da PPP, e digo com toda a certeza que nossas crianças estarão muito bem atendidas”, explicou Marta Fattori aos presidentes de bairros.

Edio Elói Frizzo avaliou como positivo o encontro com os presidentes de bairros. “Foi uma reunião extremamente positiva, com a presença de um bom número de presidentes de bairros, onde as primeiras escolas serão iniciadas. O importante é fazer as pessoas compreenderem o que é a forma e o modelo que essa parceria público-privada vai acontecer, onde toda a parte pedagógica continua sob controle absoluto da Secretaria da Educação, e a parceria se forma, então, com a iniciativa privada do ponto de vista da construção e da manutenção permanente das escolas durante todo o período do contrato, o que é extremamente positivo, até vendo as dificuldades que toda a rede municipal tem de manutenção das nossas escolas antigas, as mudanças diárias que acontecem, que vão desde a manutenção do prédio até a manutenção dos equipamentos. Agora a nossa ideia é também fazer umas reuniões por região com as comunidades explicando qual é esse conceito de uma nova escola que está surgindo em Caxias do Sul para a educação infantil”.

Para o presidente da UAB, Valdir Walter, a PPP da Educação vai melhorar a situação dos pais que trabalham e não tem onde deixar seus filhos, ou deixam em casa de parentes ou ainda levam para o serviço junto. Tenho certeza que Caxias vai se modernizar nesse sentido. As nossas lideranças cobravam muito e agora vai sair do papel essas novas creches. O movimento comunitário está contemplado com este avanço na área da Educação”, avalia.

 

Texto: Prefeitura de Caxias do Sul

Leia mais

📢 Cobertura do Porto Alegre 24 Horas

Quer acompanhar as principais notícias do Brasil e do mundo em tempo real? Conecte-se ao Porto Alegre 24 Horas nas redes sociais:

📰 Siga também no Google News para receber nossos destaques direto no seu feed.