Morre José Paulo Bisol – Porto Alegre 24 horas

Morre José Paulo Bisol

Com a eleição de Olívio Dutra para governador do RS em 1998, Bisol assumiu a Secretaria de Justiça do Rio Grande do Sul.
Foto: Reprodução Twitter/@BohnGass

Compartilhe esta notícia

Share on facebook
Share on twitter
Share on telegram
Share on email
Share on whatsapp

Da Revista Fórum

O ex-senador pelo Rio Grande do Sul José Paulo Bisol acaba de falecer aos 92 anos de idade. Bisol foi o primeiro candidato a vice-presidente de Lula, em 1989, na histórica campanha do sem medo de ser feliz.

O deputado federal Paulo Pimenta, também gaúcho, escreveu um texto em homenagem a ele no qual resume sua história e biografia. Segue:

“José Paulo Bisol foi um ser especial, um radical na defesa da democracia, dos direitos humanos e de uma justiça e de uma segurança pública que rompessem com a cultura autoritária, desigual e excludente presente na nossa sociedade e que segue com profundas raízes no Estado brasileiro.

Esta sua coragem e determinação afetivas fez com que por muitas vezes fosse incompreendido.

Bisol graduou-se em direito pela PUC do RS, em Porto Alegre, em 1954. Dois anos depois ingressou na magistratura gaúcha.

Iniciou sua carreira política em 1982 no MDB como Deputado Estadual, foi eleito Senador em 1987 e teve um papel muito importante na Assembleia Nacional Constituinte como relator das Comissões de Soberania e dos Direitos e garantias do Homem e da Mulher, além de compor a Comissão de Sistematização, além de destacado trabalho na defesa de militares cassados pela ditadura militar.

Em 1989 já filiado ao PSB foi candidato à vice de Lula, assim como em 1994, sendo que neste ano acabou por se retirar da chapa durante o pleito.

Foto de Roberto Parizotti

Em 1992 teve papel destacado na CPI que levou ao impeachment de Fernando Collor.

Com a eleição de Olívio Dutra para governador do RS em 1998, assumiu a Secretaria de Justiça do Rio Grande do Sul. Em junho de 2000 filiou-se ao PT.

Após sua gestão na Secretaria de Justiça do Rio Grande do Sul em 2003, Bisol afastou-se da vida política, dedicando-se ao campo do direito.

Bisol teve três filhos com a companheira Iolanda Bisol.

Nossa solidariedade aos familiares, amigos e companheiros. Que seu exemplo siga nos inspirando!”

Mais noticias do Porto Alegre 24 horas

Nós usamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Para mais informações, incluindo como configurar as permissões dos cookies, consulte a nossa nova Políticas de privacidade