Homeschooling pode comprometer a formação de uma geração inteira
Foto: Freepik

Homeschooling pode comprometer a formação de uma geração inteira

O distanciamento das escolas, no período de pandemia, refletiu negativamente para o aprendizado, registrando uma importante queda nos indicadores de ensino.

Compartilhe esta notícia

Por Adriano Nicotti

A Câmara dos Deputados aprovou, nesta quarta-feira (18), o texto-base do projeto de lei que regulamenta a prática da educação domiciliar no Brasil. O assunto é polêmico, mas não deveria ser, afinal, todos concordamos que lugar de criança é na escola.

Como pai de uma menina de 5 anos de idade, me autorizei a opinar sobre o assunto que, ao meu ver, é muito importante e afetará diretamente a evolução intelectual e cognitiva de uma geração inteira de brasileiros.

Uma pesquisa nacional, divulgada pela CNN Brasil, mostrou que mais de 78% dos pais são contra o ensino em casa, ou seja, 8 em cada 10 responsáveis legais acham que o chamado homeschooling não é o meio mais adequado para educar seus filhos.

A contrariedade ao projeto também é compartilhada por profissionais da educação, que reforçam a importância de crianças e adolescentes trabalharem em grupo, saber conviver em equipe e praticar no dia-a-dia a coletividade. É num ambiente com outras crianças que o aluno aprende a ouvir, falar, expor ideias, ou seja, conhecer os mecanismos básicos para uma vida em sociedade, e o homeschooling restringe o acesso a esse ensino tão importante para os dias atuais.

Especialistas ainda afirmam que, no Brasil, não há nenhuma garantia de que os pais consigam ensinar e disciplinar academicamente seus filhos, o que poderia comprometer a formação de uma geração inteira.

Experiência com a pandemia

A Pandemia nos forçou a praticar um severo isolamento. As crianças e adolescentes ficaram quase 2 anos longe das escolas, e isso refletiu negativamente para o aprendizado. Após esse período, foi registrado uma importante queda nos indicadores de ensino.

Aliás, é possível perceber, em especial nas redes sociais, que os maiores defensores do ensino em casa são os mesmo que protestaram contra o fechamento das escolas durante maior crise sanitária da nossa geração. É difícil compreender a linha de raciocínio desse público, afinal, lugar de criança é mesmo na escola?

Escola x Violência Doméstica

Outro dado que não pode ser ignorado envolve a violência doméstica. É comprovado estatisticamente que a escola é o local que recebe a maioria das denúncias primárias de abuso infantil. Muitos casos são denunciados pelas próprias vitimas, confidenciando a situação de abuso ao seu professor ou diretor. Isso quando não são os próprios profissionais da instituição de ensino que conseguem identificar uma alteração de comportamento na criança e, assim, junto ao serviço social, colocar uma lupa na situação.

Autorizar a auto exclusão física do ambiente escolar é facilitar guarida a pais abusadores. Isso é grave e deve ser levado em consideração.

Enfim, o debate esta posto e precisa ser feito com muita clareza e seriedade, despido de posições políticas. A decisão tem que ser tomada levando em consideração a opinião da comunidade escolar. A opinião de pais, professores e diretores são fundamentais para a conclusão desse assunto.

*Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do Porto Alegre 24 Horas

Cobertura do Porto Alegre 24 Horas

Quer ficar por dentro sobre as principais notícias do Brasil e do mundo? Siga o Porto Alegre 24 Horas nas redes sociais. Estamos no Twitter, no Facebook, no Instagram e no YouTube. Tem também o nosso grupão do Telegram e no Whatsapp.

Siga o Porto Alegre 24 Horas no GOOGLE News!