IBGE abre inscrições para concurso com mais de 15 mil vagas; veja como se inscrever
Foto: Tânia Rêgo (Agência Brasil)

IBGE abre inscrições para concurso com mais de 15 mil vagas; veja como se inscrever

Fique atento! Cadastro é via internet até dia 1º e a inscrição é gratuita. Veja como se inscrever

Compartilhe esta notícia

Metro News – O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) abriu nesta quinta-feira (28) as inscrições do concurso público com 15.075 vagas para o cargo de recenseador, que exige nível fundamental completo. As contratações são temporárias por até três meses, mas poderão ser prorrogadas. Os interessados devem se cadastrar pela internet até o dia 1º de agosto.

Segundo o IBGE, os selecionados vão atuar na elaboração do Censo Demográfico 2022. A jornada mínima de trabalho é de 25 horas semanas.

As inscrições serão gratuitas e devem ser feitas pela internet. Depois, os interessados devem comparecer a um dos postos de atendimento do órgão listados no edital, munidos da ficha para efetivação do processo. A seleção será realizada por meio de análise de títulos, ou seja, não haverá prova.

A remuneração será por produção, calculada por setor censitário, conforme taxa fixada e de conhecimento prévio, de unidades recenseadas (domicílios urbanos e/ou rurais), tipo de questionário (básico ou amostra), pessoas recenseadas e registro no controle da coleta de dados.

De acordo com o IBGE, a principal função do recenseador é a de entrevistar os moradores durante a coleta de dados do Censo. Como a remuneração é por produção, ela pode variar de acordo com o tempo dedicado ao trabalho e o grau de dificuldade na abordagem aos domicílios.

O IBGE demanda que os interessados tenham “capacidade auditiva e de comunicação verbal para realizar entrevistas e coletar dados fazendo uso de dispositivo móvel de coleta”, bem como capacidades motoras de fazerem a pesquisa em locais de difícil acesso, como morros ou áreas rurais, além de habilidade para manusear o aparelho que colhe as respostas do Censo.

Clique aqui para ver o edital do concurso

Serviço:

  • Vagas: 15.075 para o cargo de recenseador
  • Requisitos: Ensino fundamental completo
  • Inscrições: de 28 de julho a 1º de agosto pela internet
  • Taxa de inscrição: gratuita
Cobertura do Porto Alegre 24 Horas

Quer ficar por dentro sobre as principais notícias do Brasil e do mundo? Siga o Porto Alegre 24 Horas nas redes sociais. Estamos no Twitter, no Facebook, no Instagram e no YouTube. Tem também o nosso grupão do Telegram e no Whatsapp.

Siga o Porto Alegre 24 Horas no GOOGLE News!