Batalhão de Operações Policiais Especiais inaugura nova sede em Porto Alegre
Foto: Rodrigo Ziebell/SSP

Batalhão de Operações Policiais Especiais inaugura nova sede em Porto Alegre

Amplo imóvel na avenida Bento Gonçalves garante avanço operacional nas atividades do Bope

Compartilhe esta notícia

O Batalhão de Operações Policiais Especiais (Bope) está de casa nova. A unidade foi transferida para o antigo prédio do Comandando Ambiental da BM (CABM), na avenida Bento Gonçalves, 3.850, na zona leste da capital. Com amplas instalações, a nova sede, inaugurada na manhã desta quarta-feira (2/12), oferece segurança reforçada e maior espaço para atividades. Também libera área e facilita a rotina do 1° Batalhão de Polícia de Choque (1º BP Choque), localizado na rua coronel Paulo Eloir Bortoluzzi, 630, onde o Bope havia sido instalado provisoriamente em janeiro de 2019..

Para realização da solenidade, além de presenças restritas, todas os protocolos de prevenção contra o Covid-19 foram adotados a fim de garantir a segurança sanitária. O comandante-geral da Brigada Militar, coronel Rodrigo Mohr Picon, fez referência às importantes atuações do antes de denominado Grupo de Ações Táticas Especiais (Gate) na história do Rio Grande do Sul. O comandante do Bope, tenente-coronel Douglas da Rosa Soares, agradeceu aos apoiadores que tornaram a nova sede realidade.

“Esse novo espaço do Bope é uma prova de quanto o governo do Estado e a comunidade gaúcha confiam e apoiam o trabalho das Operações Especiais da Brigada Militar. As policias militares são a primeira linha de defesa da sociedade, os integrantes do Bope, caveiras do gelo, são a última, depois que chegarem não temos mais a quem recorrer. Assim, necessitam de moral elevada, a qual se traduz no nome do Patrono do Bope, coronel Paulo Eloir Bortoluzzi”, disse o secretário adjunto da Segurança Pública, coronel Marcelo Gomes Frota.

WhatsApp Image 2020 12 02 at 16 52 20
Oficiais e apoiadores da instalação da nova sede receberam medalhas e placas comemorativas – Foto: Rodrigo Ziebell / PM5

Como forma de agradecimento pela materialização da conquista, foram homenageados, além do comandante-geral, o subcomandante-geral, coronel Vanius Cesar Santarosa, a chefe do Estado-Maior, coronel Cristine Rasbold, e o ex-comandante-geral da BM coronel Mario Yukio Ikeda.

Também foram agraciados com medalhas e placas comemorativas do Bope Leonardo Fração, Claudio Goldsztein e Carlos Eduardo Vianna, do Instituto Cultural Floresta, que contribuiu para a preparação da unidade. Na inauguração, foi descerrada placa em homenagem ao patrono do Bope, coronel Paulo Eloir Bortoluzzi.

A área das novas instalações irá proporcionar um avanço operacional nas atividades desenvolvidas pelo Bope, fazendo com que a especialização e qualificação do efetivo seja constante, com áreas específicas de treinamento dentro de suas especialidades, além de disponibilizar amplo espaço de instrução aos demais policiais militares da Brigada Militar, por meio de cursos que buscam a excelência dos serviços prestados pela corporação.

WhatsApp Image 2020 12 02 at 16 52 22
Na inauguração, foi descerrada placa em homenagem ao patrono do Bope, coronel Paulo Eloir Bortoluzzi – Foto: Rodrigo Ziebell / PM5

A nova sede do Bope está localizada em ponto importante da capital, em zona com acesso rápido e fácil a qualquer ponto dentro da cidade, bem como possibilita deslocamento rápido a qualquer área do Estado, dando agilidade no atendimento a qualquer ocorrência que demande de efetivo especializado.

No novo espaço, há agência local de inteligência específica, gabinete psicológico, alojamentos, estacionamento, garagem para as viaturas, auditório, sala de aula e espaço para treinamento. (RS.Gov)

Cobertura do Porto Alegre 24 Horas

Quer ficar por dentro sobre as principais notícias do Brasil e do mundo? Siga o Porto Alegre 24 Horas nas redes sociais. Estamos no Twitter, no Facebook, no Instagram e no YouTube. Tem também o nosso grupão do Telegram e no Whatsapp.

Siga o Porto Alegre 24 Horas no GOOGLE News!