Polícia Civil investiga morte de ativista negra em Porto Alegre
Foto: Divulgação

Polícia Civil investiga morte de ativista negra em Porto Alegre

Testemunhas afirmam que Jane Beatriz da Silva teria sido empurrada por policiais durante uma ação da Brigada Militar em sua casa

Compartilhe esta notícia

A Polícia Civil do Rio Grande do Sul investiga a morte de Jane Beatriz da Silva, ativista negra e servidora pública que faleceu durante uma ação da Brigada Militar em Porto Alegre na última terça-feira (8/12).

Jane atuava na ONG Themis, que promove ações em defesa dos direitos humanos. Ela voltava do mercado para a própria residência, na Vila Cruzeiro, quando viu os policiais da Brigada tentando entrar em sua casa.

As primeiras informações eram de que Jane teria caído da escada de casa, e de que a queda teria provocado o rompimento espontâneo de um aneurisma cerebral.

No entanto, testemunhas informaram à Polícia Civil que Jane foi empurrada da escada por um militar. As informações são do jornal O Globo. A Brigada Militar disse ao veículo que foi até a casa da ativista para apurar uma denúncia de maus-tratos a crianças, que não foi confirmada.

Após a queda, a ativista foi colocada na viatura e encaminhada para um posto de saúde, mas não resistiu ao ferimento. A advogada de Jane, Marcia Soares, criticou a ação dos policiais, que não chamaram o Serviço de Atendimento Médico de Urgência (Samu).

Além disso, Marcia informou que ao menos três testemunhas defendem a versão de que Jane foi empurrada. Uma vizinha da ativista, Marilene Ferreira de Souza, afirmou ao G1 que cerca de 15 policiais estavam na frente da casa. “Ela perguntou o que eles estavam fazendo. Empurraram ela com a arma, ela resvalou e caiu no pé deles”, afirmou.

A reportagem tenta contato com a Polícia Civil e com a Brigada Militar do Rio Grande do Sul. (Metrópoles)

Cobertura do Porto Alegre 24 Horas

Quer ficar por dentro sobre as principais notícias do Brasil e do mundo? Siga o Porto Alegre 24 Horas nas redes sociais. Estamos no Twitter, no Facebook, no Instagram e no YouTube. Tem também o nosso grupão do Telegram e no Whatsapp.

Siga o Porto Alegre 24 Horas no GOOGLE News!