Siga o Porto Alegre 24 Horas no Google News

Na madrugada deste sábado (20), a Guarda Municipal, em ação conjunta com agentes da EPTC (Empresa Pública de Transporte e Circulação) e da BM (Brigada Militar), interditou uma casa noturna na avenida Baltazar de Oliveira Garcia, Zona Norte de Porto Alegre e um posto de combustíveis, na avenida Wenceslau Escobar, na Zona Sul.

Na casa noturna foi constatado que havia pessoas dançando sem o uso de máscara e sem respeitarem o distanciamento social. Não havia álcool gel nos banheiros e dois aparelhos de ar-condicionado não estavam funcionando, em desacordo com os protocolos sanitários da pandemia.

No posto de combustíveis, havia aglomeração de 20 pessoas, sem uso de máscara, e nos banheiros também não tinha álcool gel. Ambos estabelecimentos foram autuados e interditados.

As ações integram a estratégia do Executivo Municipal para diminuir a contaminação da Covid-19. Os estabelecimentos podem funcionar durante este fim de semana, desde que respeitando os protocolos de segurança.

Nesta sexta-feira (19), o Governo do Estado classificou a Capital gaúcha como Bandeira Preta, no esquema de Distanciamento Controlado, o que significa alerta máximo de risco. As restrições impostas pela classificação entram em vigor na próxima terça-feira, 23. As ações da Guarda Municipal vão continuar neste fim de semana. Denúncias podem ser feitas pelo 156.

Respeito aos protocolos

Ao mesmo tempo em que flexibilizou as atividades econômicas, a prefeitura apostou no diálogo com a sociedade porto-alegrenses e adotou rígidos protocolos de funcionamento sobre higienização, distanciamento interpessoal, utilização de EPIs (equipamentos de proteção individual) e combate a aglomerações.

Desde janeiro as ações foram reforçadas e tiveram um foco pedagógico, com visitas a comerciantes para orientar sobre as regras. Com ajuda da população, por meio de denúncias, foram dispersadas aglomerações.

O Sul