Um trágico caso de feminicídio abalou a comunidade de São Francisco de Assis na tarde de quarta-feira (29). O trabalhador rural Antônio Airton Buzata Romero, de 48 anos, matou sua ex-mulher Celi de Fátima Dicette Cogo, de 56 anos, desferindo golpes de facão. Vale ressaltar que a vítima já havia sido alvo de uma tentativa de homicídio em janeiro de 2020, quando foi atingida por disparos de arma de fogo no rosto e no braço, após o agressor efetuar três tiros.
Naquela ocasião, o agressor foi detido, mas estava em liberdade desde julho de 2021, quando passou a residir em uma casa em frente à da vítima, na localidade de Rincão dos Salbegos, no interior do município.
Após a tentativa de feminicídio, Celi havia solicitado medidas protetivas, mas não havia tido problemas com o ex-marido desde que ele deixou a prisão.
Segundo informações do delegado Marcelo Batista, titular da Delegacia de Polícia Civil de São Francisco de Assis, na tarde de quarta-feira, por volta das 17h30min, o agressor invadiu a residência da vítima e a atacou com golpes de facão na região da cabeça. Celi não resistiu aos ferimentos e faleceu instantaneamente.
O filho do casal, um adolescente de 17 anos, foi quem acionou a polícia ao chegar em casa após a escola e encontrar o corpo da mãe caído no chão.
Após o crime, Romero tentou tirar a própria vida cortando os pulsos. Ele foi socorrido e encaminhado ao Hospital Universitário de Santa Maria (Husm), onde passou por cirurgia e permanece sob custódia. De acordo com informações do hospital, o estado de saúde do agressor é estável.
O corpo de Celi de Fátima está sendo velado na Associação Rincão dos Salbegos, e o enterro está marcado para as 17h30min desta quinta-feira, no Cemitério do Beluno.



