O Departamento Estadual de Investigações Criminais (DEIC) da Polícia Civil realizou a ‘Operação Falsos Obreiros’ na manhã desta sexta-feira (15), visando desmantelar uma quadrilha especializada em roubos a empresas do setor de construção civil em Porto Alegre e Canoas, na região Metropolitana. A operação foi conduzida em cooperação entre a 1ª Delegacia de Polícia de Repressão a Roubos (1ª DR) e a Delegacia de Repressão a Roubo e ao Furto de Cargas (DRFC).
De acordo com os delegados João Paulo de Abreu, titular da 1ª DR, e Isadora Galian, titular da DRFC, o grupo criminoso estava sob investigação devido a pelo menos sete roubos agravados ocorridos desde o início do ano. As principais vítimas eram canteiros de obras, onde os criminosos visavam roubar fios de cobre, ferramentas e diversos materiais de construção.
As investigações revelaram que os suspeitos agiam de forma meticulosa, utilizando uniformes e equipamentos de proteção para se passar por operários legítimos. Além disso, alugavam caminhões para transportar os materiais roubados e invadiam os canteiros de obras. Munidos de armas de fogo, rendiam os trabalhadores, forçando-os a carregar os itens roubados nos veículos do grupo, sob ameaças de violência e morte.
Segundo a polícia, os crimes ocorreram entre junho e agosto, com registros de roubos em diversas ruas de Porto Alegre, incluindo Jaraguá, Diretriz Viária, São Mateus, Família Gonçalves Carneiro, Paulino Teixeira e Rua da Esperança. Em Canoas, um roubo foi registrado na rua Júlio Pereira de Souza, no bairro Estância Velha.
Durante a operação desta manhã, foram cumpridos sete mandados de busca e apreensão, cinco mandados de prisão preventiva e um mandado de prisão temporária. Também foram tomadas medidas cautelares para bloquear ativos em contas bancárias dos suspeitos, visando ressarcir as vítimas. Até as 8h30min, quatro suspeitos já haviam sido capturados, todos com histórico criminal por roubo. As investigações prosseguem com o objetivo de localizar os foragidos.



