Um homem de 38 anos, conhecido como Thiaguinho, suspeito de ser um dos principais líderes do tráfico de drogas nos bairros Jardim Planalto e Jardim Itú-Sabará, em Porto Alegre, foi preso na manhã desta segunda-feira (30) em Capão da Canoa. A captura ocorreu na praia de Curumim, após quase três anos foragido da Justiça.
O preso, procurado desde 2021, quando fugiu do regime domiciliar, é integrante de uma família com longa história no crime organizado na Capital, conhecida como os Bugmaer. O clã, que atua no tráfico de drogas há pelo menos três décadas, chegou a dominar parte da zona Norte da cidade. Sua transferência de regime, na época, havia ocorrido em razão da pandemia de Covid-19.
Durante a operação, os policiais apreenderam uma pistola calibre 9 milímetros, munições e dois carregadores estendidos. O delegado titular da Delegacia de Capturas, Gabriel Casanova, informou que o suspeito estava armado e tentou fugir ao perceber a presença dos policiais.
A prisão de Thiaguinho faz parte da Operação Rédea Curta, deflagrada no dia 16 de setembro com o objetivo de capturar foragidos do crime organizado no Rio Grande do Sul. Com essa prisão, já são 28 líderes de facção criminosa capturados pela Polícia Civil nas últimas duas semanas.