Deputado Delegado Zucco cobra apuração de denúncias e defende CPI sobre facções nos presídios – Notícias
Search
Foto: Divulgação

Deputado Delegado Zucco cobra apuração de denúncias e defende CPI sobre facções nos presídios

As acusações constam em um relatório oficial entregue à Assembleia por entidades representativas da Polícia Penal e que já havia sido entregue ao governo do Estado

Compartilhe esta notícia

Durante reunião da Comissão de Segurança, Serviços Públicos e Modernização do Estado da Assembleia Legislativa do Rio Grande do Sul, hoje (05/06), o deputado estadual Delegado Zucco (Republicanos) cobrou apuração imediata de uma série de denúncias gravíssimas envolvendo a participação de facções na administração de casas prisionais gaúchas. As acusações constam em um relatório oficial entregue à Assembleia por entidades representativas da Polícia Penal e que já havia sido entregue ao governo do Estado.

O documento — intitulado Relatório sobre o Sistema Penal do Estado do Rio Grande do Sul e Pedido de Providências — denuncia situações que incluem corrupção, perseguições internas, má gestão, desvio de verbas públicas, lavagem de dinheiro e até o controle de cantinas prisionais por facções criminosas.

“O governo recebeu esse relatório há meses e não há notícias de que medidas foram tomadas. O que mais espanta é a recorrente submissão do Executivo aos interesses do crime”, criticou Zucco, citando como exemplo o recuo na votação do projeto de lei que previa a retirada de tomadas das celas prisionais.

“O projeto foi retirado da pauta meia hora antes da votação. Sabemos que os presídios são centrais de comando das facções e que os celulares são a principal ferramenta de articulação do crime. Retirar as tomadas seria um golpe direto neste sistema”.

Cobertura do Porto Alegre 24 Horas

Quer ficar por dentro sobre as principais notícias do Brasil e do mundo? Siga o Porto Alegre 24 Horas nas redes sociais. Estamos no Twitter, no Facebook, no Instagram e no YouTube. Tem também o nosso grupão do Telegram e no Whatsapp.

Siga o Porto Alegre 24 Horas no GOOGLE News!