O fisiculturista Valter de Vargas Aita, de 52 anos, conhecido como “Valtinho”, foi morto a facadas no último domingo (7), em Chapecó (SC). Natural de Santa Maria (RS), ele era amplamente reconhecido no cenário do fisiculturismo e atuava como personal trainer em uma academia da cidade onde morava.
Com uma trajetória marcada por conquistas, Valtinho foi hexacampeão estadual e, em 2024, alcançou o título de vice-campeão mundial pela World Fitness Federation. Em 2017, chegou a ser destaque no Campeonato Gaúcho de Fisiculturismo, realizado em Novo Hamburgo. Nas redes sociais, compartilhava treinos, dicas de saúde e mensagens de incentivo, inspirando atletas e admiradores.
Segundo a polícia, o crime ocorreu dentro do apartamento onde ele vivia com a companheira, localizada na Avenida Getúlio Vargas. A vítima foi encontrada já sem vida em frente ao prédio, após tentar buscar ajuda. Marcas de sangue espalhadas pelo local reforçam essa hipótese.
A principal suspeita do assassinato é a companheira de 43 anos, que também ficou ferida e está internada em estado grave, sob escolta policial. Conforme a investigação, ela possui antecedentes criminais no Rio Grande do Sul, incluindo uma condenação por latrocínio que resultou em pena de 15 anos de prisão. Contra ela havia, inclusive, um mandado de prisão em aberto.
O caso segue sob investigação da Polícia Civil catarinense, que busca esclarecer as circunstâncias do crime.



