A Polícia Civil deflagrou nesta terça-feira (9) a operação Lance Final, ação que desarticulou uma quadrilha especializada em golpes virtuais por meio de leilões falsos. A ofensiva ocorreu de forma conjunta entre agentes do Rio Grande do Sul e de São Paulo, resultando em oito prisões e no cumprimento de 12 mandados de prisão e 16 de busca e apreensão.
De acordo com as investigações, os suspeitos utilizavam páginas falsas que simulavam sites de leilões oficiais, patrocinando anúncios em buscadores para alcançar potenciais vítimas. Nessas plataformas, veículos eram ofertados a preços atrativos, mas nunca entregues após a realização do pagamento.
A operação contou com cerca de 80 policiais e apoio do Laboratório de Operações Cibernéticas (Ciberlab) do Ministério da Justiça. As páginas fraudulentas foram retiradas do ar durante a ofensiva, interrompendo a atividade criminosa.
A Polícia alerta que os interessados em participar de leilões devem sempre confirmar a autenticidade dos sites, desconfiar de preços muito abaixo do mercado e buscar informações em canais oficiais. Denúncias podem ser feitas pelo site da Polícia Civil ou pela Linha Direta (51) 3425-9056.
PC.



