Durante uma operação de fiscalização na BR-290, em Eldorado do Sul, na reggião metropolitana de Porto Alegre, a Polícia Rodoviária Federal (PRF) flagrou, nesta quarta-feira (3), um adolescente de 17 anos conduzindo uma carreta de transporte de produtos perigosos. O jovem estava acompanhado do pai, de 65 anos, que será responsabilizado criminalmente.
De acordo com os agentes, o conjunto — formado por três veículos, com sete eixos, 19,1 metros de comprimento e peso bruto total de 57 toneladas — estava vazio, mas ainda contaminado por resíduos da carga anterior. Para dirigir esse tipo de veículo, a legislação exige idade mínima de 21 anos, carteira de habilitação categoria E e curso específico para transporte de produtos perigosos, requisitos que o adolescente não possuía.
O pai, natural de Vera Cruz, recebeu um Termo Circunstanciado de Ocorrência e vai responder por entregar a direção a um menor de idade. Além disso, foram aplicadas infrações administrativas que somam R$ 5.956,05. Após a autuação e a regularização da situação, pai e filho foram liberados.
A PRF reforça que a condução irregular de veículos de grande porte, especialmente com produtos perigosos, representa risco grave para o motorista, para os demais condutores e para o meio ambiente.



