A Polícia Federal (PF) prendeu, nesta segunda-feira (20), em Osório, no Litoral Norte do Rio Grande do Sul, um dos assaltantes de banco mais procurados do Brasil. O homem é apontado como líder de uma organização criminosa especializada em assaltos a instituições financeiras e no uso de armamento pesado em ataques coordenados.
A prisão preventiva do suspeito havia sido decretada pela Justiça Federal, e ele foi encaminhado ao sistema penitenciário, onde permanecerá à disposição da Justiça. De acordo com as investigações, o criminoso teria participado diretamente do assalto à aeronave pagadora no Aeroporto Regional de Caxias do Sul, ocorrido em junho de 2024, que resultou na subtração de mais de R$ 14 milhões.
Na ocasião, nove assaltantes fortemente armados invadiram a área restrita do aeroporto em três veículos blindados, dois deles disfarçados como viaturas da Polícia Federal. Durante o confronto com as forças de segurança, o sargento da Brigada Militar Fabiano Oliveira foi morto em serviço.
Além desse crime, o preso é apontado como líder do ataque simultâneo às agências da Caixa Econômica Federal e do Banco do Brasil, ocorrido em 2021, em Araçatuba (SP). A ação, marcada por extrema violência, deixou três mortos — incluindo dois civis e um dos criminosos — e feriu outras cinco pessoas, uma delas gravemente, após a explosão de um artefato deixado nas ruas, que causou a amputação dos dois pés da vítima.
A PF segue investigando a ligação do preso com outras quadrilhas interestaduais, suspeitas de envolvimento em ataques semelhantes em diferentes estados do país.