A Prefeitura de Nova Santa Rita, na Região Metropolitana de Porto Alegre, está investigando o descarte irregular de mais de 130 animais em dois pontos diferentes da cidade. O caso foi descoberto na manhã de sábado (4), após uma denúncia que levou equipes da Secretaria Municipal do Meio Ambiente até os locais.
De acordo com a prefeitura, os resíduos estavam espalhados em áreas distintas, uma delas próxima à barragem municipal. Foram encontrados cinco corpos inteiros de bodes, cerca de 100 carcaças de galinhas, mais de 30 vísceras — possivelmente também de bodes —, além de sacolas com patas e outros restos de animais.
Durante a vistoria, as equipes também localizaram objetos que podem estar relacionados a práticas religiosas, os quais foram recolhidos para análise pelas autoridades. Em nota, a administração municipal ressaltou que respeita todas as manifestações religiosas e culturais, mas reforçou que o descarte de resíduos deve seguir as normas ambientais e sanitárias, para evitar contaminação do solo e da água.
Os materiais foram encaminhados para destinação ambientalmente correta, e a prefeitura está analisando imagens de câmeras de segurança para tentar identificar os responsáveis. Caso sejam localizados, poderão responder conforme a legislação ambiental em vigor.