O Ministério Público do Rio Grande do Sul (MPRS) reforçou, em reunião na capital, a necessidade de agilizar o bloqueio de sinal de celulares em presídios estaduais. O encontro ocorreu na tarde de quarta-feira, 8 de outubro, na sede do órgão, com a presença de representantes da Secretaria de Sistemas Penal e Socioeducativo, da Polícia Penal, da Anatel e das empresas de telefonia responsáveis pelo serviço.
Durante a reunião, a subprocuradora-geral de Justiça, Isabel Guarise Barrios, destacou que a conclusão do sistema é fundamental para fortalecer o controle interno e reduzir a comunicação ilegal entre presos e o meio externo. A pauta também contou com a participação de Alessandra Moura Bastian da Cunha, Ana Carolina Quadros Azambuja e Manoel Figueiredo Antunes, do GAECO.
O secretário Jorge Pozzobom e o superintendente Sergio Ilha Dalcol representaram o sistema prisional na reunião. As instituições concordaram em concentrar esforços na Penitenciária de Alta Segurança de Charqueadas (PASC), onde o projeto de bloqueio já está em fase de implantação.
Para fiscalizar o andamento do processo, o MPRS agendou uma vistoria na PASC para 29 de outubro, quando será feita uma análise técnica do sistema de bloqueio de telefonia móvel.
MPRS.