O Ministério Público do Rio Grande do Sul (MPRS) realizou nesta quarta-feira, 8 de outubro, uma grande ação de combate a fraudes em licitações, conhecida como Operação Auxilium. Foram cumpridos mandados de busca e apreensão em sete municípios gaúchos: Mato Leitão, Pantano Grande, Ibirapuitã, Estrela, Santa Clara do Sul, Capela de Santana e Porto Alegre.
Durante a operação, os agentes recolheram documentos e equipamentos eletrônicos em prefeituras, empresas privadas e residências de investigados. A ação foi autorizada pela Quarta Câmara Criminal do Tribunal de Justiça do RS e conduzida pela Procuradoria da Função Penal Originária (PFPO) do MPRS.
As investigações apontam para supostas irregularidades em processos licitatórios, com a participação de agentes públicos e empresários. O trabalho é coordenado pela promotora Letícia Pacheco e pelo procurador Fábio Costa Pereira, com apoio de membros do GAECO, Brigada Militar e demais promotores da PFPO.
Segundo o MPRS, a Operação Auxilium tem como objetivo aprofundar as apurações sobre o esquema e garantir a integridade dos processos de contratação pública no estado.
MPRS.