A Polícia Civil, por meio da 3ª DECRAB Camaquã, realizou nesta quinta-feira (2) a 4ª fase da Operação Bolicho, visando desarticular um grupo envolvido em furto de animais em Butiá e Minas do Leão. O trabalho contou com suporte da 5ª DECRAB de Santo Antônio da Patrulha e de delegacias regionais de Guaíba, Charqueadas, São Jerônimo e da 17ª DPRI.
Foram cumpridos 11 mandados judiciais, entre eles sete de busca e apreensão e quatro de prisão. O resultado foi a prisão preventiva de quatro integrantes do grupo e uma prisão por posse ilegal de arma de fogo, com apresentação na Delegacia de Polícia de Butiá.
A ação possibilitou a apreensão de carnes furtadas, uma arma de fogo e celulares dos investigados. As apurações identificaram um grupo com estrutura hierárquica, liderado pelo principal abigeatário da Região Carbonífera, além de um receptador que comercializava os animais vivos, principalmente equinos.
Coordenada pelo Delegado Péterson da Silva Benitez, a operação mobilizou 25 policiais civis em oito viaturas, reforçando o combate ao abigeato e à criminalidade rural na região.
PC.