Operação Camaleão II expõe esquema de fraude em licitações na Região Metropolitana
Pesquisar
Foto: Imagem meramente Ilustrativa / Divulgação / MPRS

Operação Camaleão II expõe esquema de fraude em licitações na Região Metropolitana

Ministério Público do RS investiga empresas do setor alimentício suspeitas de manipular concorrência pública.

Compartilhe esta notícia:

O Ministério Público do Rio Grande do Sul (MPRS) deflagrou nesta sexta-feira (3) a segunda fase da Operação Camaleão, que tem como alvo fraudes em processos de licitação pública. As ações ocorreram em Porto Alegre, Canoas e Viamão, cidades da Região Metropolitana.

Com apoio da Contadoria e Auditoria-Geral do Estado (CAGE/RS), foram cumpridos 22 mandados de busca e apreensão. O objetivo é reunir provas contra um grupo econômico oculto, que teria utilizado três empresas de pequeno porte do ramo alimentício para obter vantagens ilícitas em contratos com municípios e órgãos estaduais.

Segundo as investigações, desde 2020 o grupo participou de 17 licitações, utilizando estratégias para favorecer empresas vinculadas ao mesmo núcleo. Embora nem todas tenham sido vencidas, os indícios apontam para irregularidades no cadastramento e na simulação de competitividade.

A operação reforça o compromisso do MPRS com a transparência, a livre concorrência e a correta aplicação dos recursos públicos, visando proteger o interesse coletivo e a integridade dos processos de compra governamentais.

MPRS.

(Texto escrito com uso de Inteligência Artificial)

Leia mais

📢 Cobertura do Porto Alegre 24 Horas

Quer acompanhar as principais notícias do Brasil e do mundo em tempo real? Conecte-se ao Porto Alegre 24 Horas nas redes sociais:

📰 Siga também no Google News para receber nossos destaques direto no seu feed.