A Polícia Civil do Rio Grande do Sul, por meio do Denarc e da Delegacia de Repressão à Lavagem de Dinheiro (DRLD), deflagrou nesta quinta-feira (16/10) a Operação Turrim Lavare, voltada à repressão de crimes financeiros ligados ao tráfico de drogas. A ação teve como objetivo desarticular a estrutura financeira da organização criminosa e responsabilizar seus integrantes.
Foram cumpridos 209 mandados judiciais, incluindo 68 prisões preventivas, 37 buscas e apreensões, 74 bloqueios de contas bancárias, 6 sequestros de imóveis, 20 veículos com ordens de indisponibilidade via Renajud e 4 sequestros adicionais de veículos. As diligências ocorreram em 19 cidades do RS e SC, como Porto Alegre, Novo Hamburgo, Canoas e Florianópolis.
Até o momento, 50 pessoas foram presas. Durante as ações, foram apreendidos 10 veículos, armas de fogo, munições, drogas, dinheiro, balanças de precisão e anotações do tráfico, além de outros objetos. Também foi determinado o bloqueio de valores de até R$ 120 milhões, visando a descapitalização da quadrilha, com ativos indisponíveis que podem chegar a R$ 2 milhões.
Segundo os delegados envolvidos, a quadrilha utilizava complexos métodos de movimentação financeira, como smurfing, triangulações, uso de contas de terceiros e depósitos fracionados. A operação representa a segunda fase da investigação, com foco na alta cúpula do narcotráfico gaúcho e no combate à lavagem de dinheiro em grande escala.
Polícia Civil.