O Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (GAECO) do Ministério Público do Rio Grande do Sul prestou apoio, nesta quarta-feira (15), à Operação Engrenagem, deflagrada pelo GAECO de Santa Catarina. A ação teve como objetivo desarticular uma organização criminosa especializada na lavagem de dinheiro proveniente do tráfico de drogas. Em Gravataí, na Região Metropolitana de Porto Alegre, agentes do GAECO gaúcho cumpriram mandados de busca e apreensão.
De acordo com o Ministério Público, a investigação identificou um esquema sofisticado de ocultação de recursos ilícitos, envolvendo o uso de empresas de fachada, contas de terceiros e transações simuladas. A operação foi realizada simultaneamente em cidades catarinenses como Palhoça, São José, Imbituba e Laguna, resultando no cumprimento de 24 mandados de busca e apreensão e no bloqueio de bens e valores que ultrapassam R$ 27 milhões.
Durante as ações, foram apreendidos documentos, aparelhos eletrônicos e mídias digitais, que agora serão analisados para aprofundar as investigações. A operação é fruto de um trabalho conjunto entre o GAECO do RS e de SC, com o apoio da 39ª Promotoria de Justiça de Florianópolis, e reforça o combate integrado à criminalidade organizada que atua de forma interestadual na região Sul.