O Governo do Estado iniciou a expansão da Penitenciária Modulada Estadual de Uruguaiana (PMEU), com obras previstas para serem concluídas no início de 2026. O antigo módulo da Brigada Militar, localizado dentro do terreno da instituição, será adaptado para receber apenadas.
O projeto prevê a construção de oito celas coletivas e uma cela individual, além de pavilhão de trabalho, cozinha, refeitório, pátios de sol, parlatórios, e ambientes administrativos e de apoio aos servidores. O investimento total é de R$ 1,3 milhão.
Atualmente, Uruguaiana possui dois estabelecimentos prisionais: a PMEU, de regime fechado com 360 vagas, e o Instituto Penal, de regime semiaberto com 152 vagas. A nova estrutura feminina visa reduzir o déficit prisional na região e oferecer melhores condições para apenadas e profissionais do sistema.
As obras já iniciaram com a etapa de demolições e seguirão com serviços de radiers, alvenaria, instalações hidrossanitárias e elétricas, sob fiscalização da 10ª Coordenadoria Regional de Obras Públicas (Crop) de Uruguaiana.
Polícia Penal.