A Polícia Federal, em conjunto com a Polícia Civil e apoio da Brigada Militar, desencadeou na manhã desta sexta-feira (24) a Operação Área 51, que mira uma organização criminosa com base em Passo Fundo. O grupo é suspeito de tráfico internacional de drogas e lavagem de dinheiro em diferentes estados do Sul do Brasil.
A ofensiva envolve 69 mandados judiciais expedidos pela Justiça Federal, sendo 23 de busca e apreensão, sete prisões preventivas e nove prisões temporárias, além do bloqueio de contas de 30 pessoas físicas e jurídicas. A Justiça Estadual também determinou 18 buscas adicionais. As ações foram realizadas em Passo Fundo e Lajeado (RS), Balneário Gaivotas (SC) e Cascavel (PR).
Durante o cumprimento das diligências, foram interditados três estabelecimentos utilizados para ocultar recursos do crime: um restaurante, uma lavagem de veículos e uma revenda de bebidas, todos construídos em área federal. Os imóveis deverão retornar à União. Segundo a investigação, o esquema era comandado por um homem preso no Presídio Regional de Passo Fundo.
As apurações tiveram início em 2023, após apreensões de 100 kg de drogas — entre cocaína, crack e maconha — em Nonoai (RS), escondidas em um veículo de transportadora com nota fiscal adulterada. Meses depois, outra ação resultou na apreensão de 83 kg de cocaína, reforçando o vínculo com o mesmo grupo investigado.
A operação mobilizou cerca de 100 policiais federais, 80 policiais civis e 12 agentes do 3º Batalhão de Polícia de Choque. Os suspeitos poderão responder por tráfico de drogas, associação ao tráfico e lavagem de dinheiro.



