A Brigada Militar (BM) isolou parte da orla de Atlântida Sul, em Osório, no Litoral Norte do Estado, após um artefato explosivo ser encontrado na faixa de areia. O objeto foi localizado na tarde desta sexta-feira (21) por um banhista que caminhava pelo local e identificou o dispositivo, do tipo Marine Location Marker — equipamento utilizado para sinalização marítima e que contém material inflamável.
A área foi isolada preventivamente pelos policiais militares para garantir a segurança de quem circulava pela praia. O Corpo de Bombeiros Militar e o SAMU foram acionados para apoiar a ocorrência.
Uma equipe do Batalhão de Operações Policiais Especiais (BOPE) também foi acionado e deixou Porto Alegre por via aérea para realizar os procedimentos técnicos de detonação e retirada segura do artefato.
Este é o quarto registro semelhante na região apenas nesta semana. Brigada Militar e Polícia Civil já haviam atendido outros três casos envolvendo dispositivos explosivos no Litoral Norte. Conforme a Polícia Civil, esses materiais são utilizados em exercícios da Força Aérea Brasileira, que os lança durante treinamentos — podendo cair em áreas de mata, no mar ou na beira da praia. A ocorrência desta sexta, em Osório, é a primeira em que o BOPE precisou ser deslocado de avião para fazer a detonação.
A Brigada Militar reforça que qualquer objeto suspeito encontrado em locais públicos deve ser comunicado imediatamente às autoridades para evitar riscos à população.



