Megaoperação reforça controle nos presídios Gaúchos
Pesquisar
Foto: imagem meramente ilustrativa / Divulgação / Polícia Penal

Megaoperação reforça controle nos presídios Gaúchos

Ação nacional coordenada pela Senappen mobilizou unidades prisionais gaúchas e resultou em ampla apreensão de ilícitos

Compartilhe esta notícia:

As unidades prisionais dos 26 estados e do Distrito Federal passaram por revistas simultâneas entre 24 e 27 de novembro durante a Operação Mute, que chegou à sua nona fase. A Polícia Penal do Rio Grande do Sul integrou a ação coordenada pela Senappen, cujo foco é combater organizações criminosas e reduzir a violência dentro e fora dos presídios.

No território gaúcho, as inspeções ocorreram nas penitenciárias de Porto Alegre, Charqueadas e Montenegro, movimentando 994 detentos. Durante as buscas em galerias e celas, foram apreendidos 170 celulares, 21 carregadores, 78 cabos USB, 58 fones de ouvido e 56 chips, além de outros materiais proibidos. As revistas visaram barrar a entrada de itens ilícitos que alimentam a atuação criminosa.

O secretário de Sistemas Penal e Socioeducativo, Jorge Pozzobom, destacou que a operação se tornou ferramenta estratégica no enfrentamento ao crime. Ele ressaltou investimentos estaduais em infraestrutura, ampliação do quadro de servidores e novas tecnologias, pontos que fortalecem as ações da Polícia Penal e ampliam o controle no sistema.

Ao todo, 326 servidores participaram da etapa gaúcha, incluindo equipes do Gaes, GIRs, delegacias penitenciárias regionais, setores de inteligência e apoio federal. Desde 2019, o Estado soma mais de R$ 1,4 bilhão em investimentos no sistema prisional, com criação e requalificação de mais de 12 mil vagas e modernização de equipamentos como scanners e sistemas antidrones.

Polícia Penal.

Leia mais

📢 Cobertura do Porto Alegre 24 Horas

Quer acompanhar as principais notícias do Brasil e do mundo em tempo real? Conecte-se ao Porto Alegre 24 Horas nas redes sociais:

📰 Siga também no Google News para receber nossos destaques direto no seu feed.