A Polícia Rodoviária Federal (PRF) resgatou três galos de rinha vítimas de maus-tratos durante uma abordagem realizada na manhã deste sábado (13), na BR-153, em Erechim, no Norte do Rio Grande do Sul. A ação terminou com a prisão de dois homens e a apreensão de um adolescente.
Conforme a PRF, os agentes realizavam policiamento ostensivo quando abordaram um Volkswagen Gol, com placas de Erechim. Durante a aproximação, os policiais ouviram ruídos vindos do interior do veículo e decidiram fazer uma vistoria mais detalhada.
Os animais foram encontrados no assoalho do banco traseiro, amarrados, sem possibilidade de movimentar as asas e em condições consideradas inadequadas. Um dos galos apresentava bico quebrado, o que indicava sinais de maus-tratos.
Ao serem questionados, os ocupantes do veículo informaram que os galos seriam utilizados em rinhas. Eles relataram ainda que os animais haviam sido adquiridos em Santa Catarina, pelo valor de R$ 3 mil.
Os homens, de 26 e 31 anos, naturais de Erechim e Itatiba do Sul, receberam voz de prisão. Um adolescente de 16 anos foi apreendido. Todos foram encaminhados à Polícia Judiciária de Erechim para os procedimentos legais.
Os galos resgatados foram encaminhados ao órgão ambiental competente, que ficará responsável por avaliar o estado de saúde dos animais e definir os cuidados necessários.



