O governo do Rio Grande do Sul anunciou nesta semana mudanças no comando da Brigada Militar (BM) e do Corpo de Bombeiros Militar (CBMRS). O coronel Luigi Soares Pereira assume o comando-geral da BM, enquanto o coronel Ricardo Mattei Santos passa a comandar o Corpo de Bombeiros.
As alterações ocorrem com a ida para a reserva dos coronéis Cláudio dos Santos Feoli e Julimar Fortes, que completaram 35 anos de serviço ativo nas corporações. O coronel Douglas Soares, até então subcomandante-geral da Brigada Militar, também segue para a reserva pelo mesmo motivo.
Com as mudanças, o coronel Jorge Dirceu Abreu Silva Filho assume como novo subcomandante-geral da Brigada Militar. Já no Corpo de Bombeiros, o coronel Alexandre Sorio Nunes passa a exercer o cargo de subcomandante-geral, substituindo Mattei, que agora assume o comando da corporação.
O governo destacou que as trocas ocorrem em um momento de consolidação de políticas públicas na área da segurança, com foco em gestão por indicadores, integração das forças e investimentos em tecnologia, viaturas e equipamentos. Segundo o Executivo, os últimos anos foram marcados por reduções nos principais índices criminais e por um processo de modernização das estruturas da BM e do CBMRS.
Na manifestação oficial, o governador agradeceu aos coronéis que deixam os cargos pelos anos de serviço prestado e desejou sucesso aos novos comandantes na condução das instituições.



