Foto: Claiton Silva/SMPAE PMPA

Primeira reunião do Gabinete de Gestão Integrada do Centro define protocolos de atuação

Compartilhe esta notícia

Share on facebook
Share on twitter
Share on telegram
Share on email
Share on whatsapp

Direto da redação:
O Gabinete de Gestão Integrada do Centro Histórico (GGI-Centro) realizou nesta sexta-feira (04) a primeira reunião técnica. O encontro foi pautado pela apresentação da metodologia de trabalho e pela definição dos protocolos de atuação para a execução do planejamento de recuperação das zonas degradadas da região.

Cabe ao GGI-Centro estruturar a governança centralizada e a operação descentralizada dentro do escopo do projeto de recuperação do Centro Histórico. O grupo é coordenado pelo secretário de Planejamento e Assuntos Estratégicos, Cezar Schirmer, e composto por diversas secretarias e órgãos da Prefeitura de Porto Alegre (PMPA).

Através do colegiado, serão avaliadas e executadas ações emergenciais de curto ou médio prazo. Para Schirmer, o grupo representa um dos diferenciais do projeto. “Temos a PMPA integrada e trabalhando soluções para o Centro Histórico de uma forma que jamais havia acontecido. Trata-se de um modelo de governança que nivela o conhecimento de todos e potencializa a transversalidade”, avalia.

Cada integrante – secretário ou gestor de instituições administração indireta – nomeou um servidor para atuar como ponto focal nas reuniões. Esses servidores são os pontos focais que estabelecem o elo entre os trabalhos a serem desenvolvidos e seus órgãos de origem. Neste primeiro contato, eles receberam as instruções relacionadas à metodologia a ser empregada e aos protocolos de atuação que nortearão a atuação do GGI-Centro.

Também foi apresentado o Grupo de Intervenção Rápida (GIR), equipe multissetorial que reforçará os serviços de zeladoria e manutenção, garantindo a pronta resposta no perímetro do Centro Histórico. O GIR será empregado em situações como o combate a pichações, serviços de limpeza, remoção de mobiliário inutilizado, sinalização redundante, identificação e conserto de fiação irregular e soluções provisórias de calçamento.

Além da Secretaria de Planejamento e Assuntos Estratégicos (SMPAE), compõem o GGI-Centro:
Secretaria Municipal de Parcerias;
Secretaria Municipal de Segurança;
Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico e Turismo;
Secretaria Municipal de Serviços Urbanos;
Secretaria Municipal de Cultura;
Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social;
Secretaria Municipal de Mobilidade Urbana;
Secretaria Municipal de Governança Local e Coordenação Política;
Secretaria Municipal de Meio Ambiente, Urbanismo e Sustentabilidade;
Fundação de Assistência Social e Cidadania – FASC;
Departamento Municipal de Limpeza Urbana – DMLU;
Empresa Pública de Transportes Circulação – EPTC;
Departamento Municipal de Água e Esgotos – DMAE.

A próxima reunião técnica do GGI-Centro ocorrerá na quarta-feira, 9, na SMPAE. (PMPA)