De olho em 2022, Lula e Bolsonaro têm estratégia política em comum; entenda
Foto: Reprodução

De olho em 2022, Lula e Bolsonaro têm estratégia política em comum; entenda

Candidatos de espectros distintos, presidente e ex-presidente priorizam eleição de deputados e senadores no pleito do ano que vem

Compartilhe esta notícia

Prováveis adversários nas urnas em 2022, o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva e o presidente Jair Bolsonaro têm uma estratégia política em comum para o pleito do próximo ano. Os dois candidatos priorizam a eleição de aliados para o Congresso Nacional e deixam em segundo plano as candidaturas para os governos estaduais. A estratégia tem como pano de fundo a intenção de aumentar a governabilidade e reduzir a dependência de outras legendas a partir do dia 1º de janeiro de 2023.

Confira nossos perfis no Instagram, TwitterFacebook e Telegram e tenha acesso a todas nossas notícias.

Como a Jovem Pan mostrou, o foco na eleição de deputados federais e senadores foi o principal assunto da reunião de Lula com a bancada do PT. O encontro ocorreu na segunda-feira, 4, em um hotel em Brasília. Com 53 deputados federais, a sigla possui a maior bancada da Câmara dos Deputados, mas a expectativa é eleger de 80 a 100 parlamentares no pleito do ano que vem. No Senado, a legenda é representada por seis membros – dois deles, Humberto Costa (PE) e Rogério Carvalho (SE), integram a CPI da Covid-19. O partido ainda não estipulou uma meta para o Senado, mas dois governadores petistas entram na disputa na condição de favoritos: Camilo Santana (Ceará) e Wellington Dias (Piauí). A legenda também costura apoio às candidaturas de Flávio Dino (Maranhão) e Paulo Câmara (Pernambuco), filiados ao PSB.

Em agosto deste ano, Bolsonaro se manifestou publicamente sobre este assunto. Em uma entrevista à Rádio Jornal de Pernambuco, o chefe do Executivo federal disse textualmente que a eleição de governadores “ficaria em segundo plano”. “Caso dispute a eleição, tenho interesse em uma bancada de deputado federal e de senadores. Interessa governador? Interessa, mas ficaria em segundo plano. Até porque não consegui, até o momento, um partido para dizer que vamos disputar as eleições. O nosso compromisso é esse, deixo o governo do Estado para segundo plano”, afirmou.

A estratégia bolsonarista tem uma peculiaridade. O interesse pela eleição de senadores aumentou nos últimos meses. Além da CPI da Covid-19, instalada para investigar as ações e omissões do governo federal no enfrentamento da pandemia de coronavírus, o Senado se tornou um campo de resistência a propostas ou indicações caras ao Planalto. É o caso, por exemplo, da indicação do ex-advogado-geral da União André Mendonça para o Supremo Tribunal Federal (STF). Escolhido pelo presidente da República no dia 13 de julho, o nome “terrivelmente evangélico” está na gaveta do gabinete do senador Davi Alcolumbre (DEM-AP), presidente da Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) da Casa, há quase três meses. A carta branca para a escolha de candidatos à Casa Alta do Congresso, aliás, é um dos trunfos do PTB na tentativa de filiar Bolsonaro – em uma reunião na penúltima semana de setembro, o empresário Otávio Fakhoury, presidente da legenda no diretório de São Paulo, disse ao senador Flávio Bolsonaro (Patriota-RJ) que a sigla dará a seu pai a prerrogativa de escolha dos 27 candidatos.

Ao menos seis ministros do governo miram o Senado em 2022. São eles: Fábio Faria, das Comunicações; Tereza Cristina, da Agricultura; Gilson Machado, do Turismo; Tarcísio de Freitas, da Infraestrutura; Rogério Marinho, do Desenvolvimento Regional; e Flávia Arruda, da Secretaria de Governo. O vice-presidente Hamilton Mourão também deve lançar sua candidatura à Casa. O ex-ministro da Saúde Eduardo Pazuello pode concorrer pelo Rio de Janeiro, enquanto o ex-superintendente da Zona Franca de Manaus Coronel Menezes concorrerá pelo Estado do Amazonas. Candidatos de espectros políticos opostos, Lula e Bolsonaro divergem sobre economia, educação, cultura e tantos outros assuntos. Mas, a pouco mais de um ano das eleições, decidiram adotar uma estratégia eleitoral em comum. (Jovem Pan)

Cobertura do Porto Alegre 24 Horas

Quer ficar por dentro sobre as principais notícias do Brasil e do mundo? Siga o Porto Alegre 24 Horas nas redes sociais. Estamos no Twitter, no Facebook, no Instagram e no YouTube. Tem também o nosso grupão do Telegram e no Whatsapp.

Siga o Porto Alegre 24 Horas no GOOGLE News!