Eduardo Leite (PSDB) lidera a corrida pelo governo do Rio Grande do Sul com 40% das intenções de voto, segundo a pesquisa Real Time Big Data, encomendada pela Record TV e divulgada nesta sexta-feira (30). Em seguida aparecem os nomes do ex-ministro da Casa Civil Onyx Lorenzoni (PL), com 28%, Edegar Pretto (PT), com 16%, e Luiz Carlos Heinze (PP), com 4%.
Confira nossos perfis no Instagram, Twitter, Facebook e Telegram!
Foram ouvidos mil eleitores nos dias 28 e 29 de setembro, em sete regiões do Rio Grande do Sul. A pesquisa tem margem de erro de 3 pontos percentuais, para mais ou para menos, com nível de confiança de 95%, e foi registrada no TSE (Tribunal Superior Eleitoral) sob o número RS-05162/2022.
Se considerados apenas os votos válidos, ou seja, excluídos os brancos e os nulos, o ex-governador do Rio Grande do Sul Eduardo Leite alcança 43% das intenções de voto. Onyx aparece em seguida, com 30%. O resultado indica que a disputa deve ir ao segundo turno entre Leite e Onyx.
Aprovação do governo
A gestão do governador Ranolfo Vieira Júnior (PSDB) é aprovada por 47% dos eleitores e reprovada por 32%. Dos entrevistados, 21% não souberam ou não responderam. O governo foi considerado ótimo por 6%, bom por 23%, regular por 45%, ruim por 8% e péssimo por 8%; outros 10% não souberam ou não quiseram responder.
Senado
Na disputa pelo Senado, Olívio Dutra (PT), Hamilton Mourão (Republicanos) e Ana Amélia Lemos (PSD) estão tecnicamente empatados. (R7)



