Nesta sexta-feira (30/06), o vereador Claudio Janta (Solidariedade) realizou uma visita ao Educandário São João Batista para conhecer a instituição que realiza anualmente cerca de 10 mil atendimentos, oferecendo tratamento clínico e educação especial para crianças e jovens de 0 a 21 anos com poliomielite.
Janta irá destinar R$ 150 mil em emenda impositiva para ampliar o atendimento da instituição, com a construção de um espaço para acolhimento de crianças e jovens com o Transtorno do Espectro Autista (TEA), além da realização de reparos na piscina, a qual é utilizada para tratamento com fisioterapeutas.
O espaço, que busca se tornar uma referência no atendimento e acolhimento de autistas e suas famílias, possui uma grande demanda de crianças e jovens com TEA, causa defendida pelo vereador. Cerca de 70% dos pacientes possuem paralisia cerebral, enquanto os outros 25% teriam características do autismo.
A Instituição, localizada na zona sul de Porto Alegre, se mantém de doações de pessoas físicas e jurídicas, convênios e parcerias com instituições público-privadas, trabalho voluntário, eventos e campanhas promocionais. O local necessita de mais profissionais qualificados para a realização de todo o trabalho de reabilitação dos pacientes.
O atendimento funciona no turno inverso das escolas, tendo o acolhimento de crianças e jovens como um diferencial. Em torno de R$200 mil são gastos anualmente com equipamentos e profissionais. Durante a visita, Janta pede que as pessoas ajudem a instituição. “O espaço precisa de muitas coisas, de equipamentos e doações, entre em contato e ajude”, diz.



