Como antecipado pelo Porto Alegre 24 Horas em 1º de novembro deste ano, o deputado Tenente Coronel Zucco teve aval do TSE está se filiando ao PL, partido do Ex-presidente Jair Bolsonaro. Na tarde de hoje, após solicitar sua desvinculação do Republicanos, o parlamentar se encontra com Bolsonaro e o líder do PL, Valdemar da Costa Neto, para agendar a sua filiação. Ele apresenta-se como um concorrente robusto para a corrida ao Piratini em 2026, momento em que o dirigente estadual do PL, Giovani Cherini, concorrerá a uma das cadeiras no Senado.
Zucco vinha se mostrando insatisfeito com a direção adotada pelo Republicanos ao se aliar ao governo do presidente Lula, o parlamentar federal Luciano Zucco conquistou aprovação em três instâncias e está prestes a formalizar sua filiação ao PL do ex-presidente Jair Bolsonaro. Além das manifestações favoráveis assinadas pelo líder nacional do Republicanos, Marcos Pereira, e pelo líder estadual, Carlos Gomes, Zucco recebeu uma decisão liminar do Tribunal Superior Eleitoral que lhe permite mudar de partido sem a perda do mandato.
O deputado se destacou como uma figura política de destaque no Rio Grande do Sul, atraindo a atenção de seus eleitores com uma plataforma centrada em valores conservadores e políticas de segurança pública. Sua campanha de 2022 resultou em uma vitória expressiva, tornando-o o deputado mais votado do estado, o que o posicionou como uma voz influente na política gaúcha.



