A ala bolsonarista da política demonstrou força em todas as cinco regiões do Brasil no primeiro turno das eleições. Em 17 das 26 capitais em disputa, candidatos apoiados pelo ex-presidente Jair Bolsonaro foram eleitos ou estão no segundo turno. Por outro lado, nomes ligados ao PT e à esquerda levaram apenas sete candidatos às prefeituras ou ao segundo turno.
Os candidatos apoiados por Bolsonaro dispararam em primeiro lugar em capitais São Paulo, Belo Horizonte, Florianópolis e Goiânia. No Nordeste, região predominantemente petista, a força do ex-presidente não foi tão expressiva, mas ele ainda assim conseguiu reeleger o prefeito de Maceió e primeiro lugar no primeiro turno em Aracajú e Fortaleza. O ex-ministro da Saúde do governo Bolsonaro, Marcelo Quiroga, disputa agora o segundo lugar na prefeitura de João Pessoa. No Norte, a força bolsonarista também é digna de nota, bem como no Centro-Oeste.
Em Porto Alegre, o atual prefeito, Sebastião Melo (MDB), que recebeu apoio de Bolsonaro, quase venceu no primeiro turno, com 49,7% dos votos. Vai para o segundo turno como favorito contra Maria do Rosário (PT), que obteve 26,2%. Contudo, Melo deixou este aspecto de lado durante a campanha eleitoral até o momento.