O deputado federal Gustavo Gayer (PL-GO) é alvo de busca e apreensão em uma operação da Polícia Federal por suspeita de desvio de verba destinada à cota parlamentar da Câmara dos Deputados. Nesta sexta-feira (25), foram realizadas buscas em um endereço do deputado em Goiânia, no apartamento funcional dele em Brasília, e na casa de um de seus assessores, onde os agentes encontraram cerca de R$ 72 mil em dinheiro.
Segundo a PF, o objetivo da operação é “desarticular uma associação criminosa que desviava recursos públicos (cota parlamentar) e falsificava documentos para criar uma OSCIP” — uma Organização de Sociedade Civil de Interesse Público.
Durante a investigação, a PF descobriu que o grupo estava tentando comprar uma associação que já existia há mais de 10 anos para transformá-la em OSCIP. Esse status permitiria que a entidade recebesse verbas da Câmara dos Deputados. Como a organização que eles criaram não atendia ao tempo de existência exigido para receber esses recursos, o grupo teria falsificado documentos para atender a essa exigência.
A operação envolveu cerca de 60 policiais federais, que cumpriram mandados de busca autorizados pelo Supremo Tribunal Federal em vários locais: Brasília (DF), Cidade Ocidental (GO), Valparaíso de Goiás (GO), Aparecida de Goiânia (GO) e Goiânia (GO).


