O presidente nacional do PSDB, Marconi Perillo, confirmou que o partido pretende lançar o governador do Rio Grande do Sul, Eduardo Leite, como candidato à Presidência da República em 2026. A declaração foi feita durante uma entrevista à CNN Brasil nesta quarta-feira (15).
Eduardo Leite é considerado pelo partido como o nome ideal para liderar uma alternativa política ao atual cenário polarizado. Perillo destacou o perfil do governador, descrito como “culto, preparado e conciliador”, e enfatizou sua resiliência diante de crises, como a pandemia da covid-19 e as enchentes que marcaram o estado em 2024.
Leite, que em 2022 desistiu de concorrer à Presidência para buscar a reeleição no Rio Grande do Sul, tornou-se o primeiro governador reeleito do estado desde a redemocratização. Apesar de recente declaração na China sobre ainda não ser o momento para discutir as eleições de 2026, o governador manifestou disposição para participar do pleito.
Reestruturação e fusões no horizonte
Além da candidatura, o PSDB está em processo de reestruturação e planeja uma fusão ou incorporação com outra legenda em 2025. Segundo Perillo, a ideia é criar uma coalizão forte, unindo forças com partidos de visão ideológica semelhante para oferecer uma alternativa sólida aos eleitores.
Conversas recentes foram realizadas com lideranças do PSD, como Gilberto Kassab, e do MDB, liderado por Baleia Rossi. A expectativa é anunciar novidades até março, fortalecendo a sigla para as disputas eleitorais.



