Nesta quarta-feira (15), uma comitiva de secretários de Alvorada participaram do Welcome Coffee do Sesc Senac Viamão. O encontro, que aconteceu na sede das entidades, teve o objetivo de estreitar laços entre as instituições e o executivo municipal e discutir parcerias que beneficiem a cidade, com foco no desenvolvimento social e profissional dos alvoradenses.
Conforme Alini Artioli, superintendente da Secretaria de Desenvolvimento Econômico (SMDE), a primeira aproximação com o Sistema S ocorreu em 7 de janeiro com uma reunião em que representantes da entidades expuseram possibilidades de projetos para desenvolver em Alvorada. Para potencializar a entrega para a população, além da SMDE, algumas das propostas envolvem outras pastas.
“Neste seminário foram apresentadas todas as iniciativas realizadas pelo Sistema S e os secretários puderam realizar uma análise prévia dos projetos mais atrativos para 2025. É fundamental fomentarmos o desenvolvimento social e econômico por meio da qualificação de mão de obra, assim como poder proporcionar atividades culturais e esportivas para os nossos cidadãos”, destacou.
Juntamente com a SMDE, participaram os titulares das pastas de Assistência Social; Cultura, Esporte e Juventude; Desenvolvimento Econômico; Educação; e Saúde.
Programas de capacitação profissional, oficinas para elaboração de currículos e palestras sobre a importância da qualificação para o mercado de trabalho são ações que podem contribuir com o crescimento produtivo de Alvorada.
Além da área econômica, os serviços oferecidos também abrangem outros setores. Na saúde estão planejamento e execução de ações de promoção de bem-estar e unidades móveis como Odontosesc e Sesc de Saúde Preventiva. Em educação, é possível fazer parceria para realizar a formação ampliada para professores da Educação Infantil e Fundamental, além de oficinas, cursos e palestras e a qualificação profissionalizante para alunos do EJA.
Jogos escolares e mini olimpíadas, projetos de iniciação esportiva, fomento a ações recreativas, assistência em trabalhos sociais, como com pessoas idosas e com deficiência, também integram o portfólio do Sesc Senac.



