O Tribunal Regional Eleitoral de São Paulo (TRE-SP) cassou, nesta quinta-feira (30), o mandato da deputada federal Carla Zambelli (PL-SP) por 5 votos a 2. A decisão, que ainda não tem efeito imediato, também torna a parlamentar inelegível por oito anos a partir das eleições de 2022, devido a abuso de poder político e uso indevido dos meios de comunicação.
O julgamento da ação movida pela deputada Sâmia Bomfim (PSOL-SP) havia sido suspenso em dezembro e foi retomado nesta semana. O relator do caso, desembargador Encinas Mafré, destacou que Zambelli cometeu “abuso da liberdade de expressão” ao divulgar, em 2022, alegações infundadas sobre manipulação de urnas eletrônicas em Itapeva (SP). Após a decisão, Zambelli afirmou que seguirá no cargo até o esgotamento dos recursos no Tribunal Superior Eleitoral (TSE).
Em manifestação após o julgamento, Zambelli disse que “essa decisão não tem efeitos imediatos, e irei continuar representando São Paulo e meus eleitores até o encerramento dos recursos cabíveis”.



