O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) confirmou a nomeação de Gleisi Hoffmann para comandar a Secretaria de Relações Institucionais (SRI), substituindo Alexandre Padilha, que assumirá o Ministério da Saúde. O anúncio foi feito após uma reunião entre Lula e Gleisi na manhã desta sexta-feira (28), conforme informado pela Secretaria de Comunicação da Presidência (Secom).
Inicialmente, a troca na chefia da pasta estava prevista para o dia 6 de março, mas foi adiada para evitar um evento esvaziado devido ao Carnaval. A posse de Gleisi Hoffmann foi marcada para o dia 10 de março. O governo busca dar mais agilidade às articulações políticas, reforçando o papel da nova ministra na interlocução com o Congresso e demais setores da política nacional.
A mudança ocorre em meio à justificativa de Lula de que deseja um perfil mais combativo na articulação política do governo. Na última quinta-feira (27), o presidente destacou a necessidade de maior “agressividade política” e rapidez na condução dos trabalhos da pasta. Segundo ele, essa mudança estratégica faz parte de uma série de ajustes que pretende concluir até o fim do Carnaval.
Com a chegada de Gleisi Hoffmann à Secretaria de Relações Institucionais, o governo reforça o peso do PT no núcleo político do Planalto. A deputada e atual presidente do partido terá o desafio de conduzir as negociações com o Congresso em um cenário de articulações para aprovações importantes na agenda do governo.



