Senado avança com proposta que põe fim à reeleição no Executivo – Notícias
Search
Foto: Geraldo Magela/Agência Senado

Senado avança com proposta que põe fim à reeleição no Executivo

PEC também propõe mandatos de cinco anos, unificação das eleições e novas regras de transição a partir de 2034

Compartilhe esta notícia

A Proposta de Emenda à Constituição (PEC) que extingue a reeleição para presidente, governadores e prefeitos deu um passo importante no Senado. Lida na Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) nesta quarta-feira (23), a proposta teve sua votação adiada para o dia 7 de maio após um pedido de vista. O texto prevê, além do fim da reeleição, o aumento da duração dos mandatos de quatro para cinco anos e a unificação das eleições a cada cinco anos, eliminando o atual ciclo de votações a cada dois anos.

A PEC inclui uma regra de transição que mantém a possibilidade de reeleição até 2034, mas senadores como Omar Aziz criticaram essa demora, defendendo mudanças já para os eleitos em 2026. O relator da proposta, senador Marcelo Castro (MDB-PI), argumenta que a reeleição tem gerado políticas imediatistas, prejudicando projetos de longo prazo. Ele admitiu abertura para um acordo que antecipe a aplicação das novas regras, desde que respeitados direitos adquiridos e expectativas legais.

Outras emendas à proposta tentaram reduzir o número de senadores por estado e diminuir seus mandatos de dez para cinco anos, mas foram rejeitadas por falta de consenso. Marcelo Castro destacou que o debate sobre essas mudanças ainda é incipiente. A proposta, apesar de polêmica, teve aceitação unânime quanto ao fim da reeleição na CCJ, indicando um possível caminho de aprovação no Senado.

Cobertura do Porto Alegre 24 Horas

Quer ficar por dentro sobre as principais notícias do Brasil e do mundo? Siga o Porto Alegre 24 Horas nas redes sociais. Estamos no Twitter, no Facebook, no Instagram e no YouTube. Tem também o nosso grupão do Telegram e no Whatsapp.

Siga o Porto Alegre 24 Horas no GOOGLE News!