Deputada propõe derrubar decreto de Lula sobre alimentação saudável nas escolas – Notícias
Search
Foto: Kayo Magalhães/Câmara dos Deputados

Deputada propõe derrubar decreto de Lula sobre alimentação saudável nas escolas

A parlamentar afirma que a norma demoniza a indústria de alimentos e bebidas: “Não existem alimentos bons ou ruins”, defende a deputada

Compartilhe esta notícia

Está em análise na Câmara dos Deputados o Projeto de Decreto Legislativo (PDL) 18/2024, que busca anular um decreto do governo Lula voltado à promoção da alimentação saudável no ambiente escolar. A proposta é de autoria da deputada Roberta Roma (PL-BA), que critica diversos pontos da norma atual.

Para a parlamentar, o decreto adota diretrizes baseadas em critérios “cientificamente questionáveis”, especialmente no que diz respeito à classificação dos alimentos por grau de processamento. Roberta Roma afirma que a norma demoniza a indústria de alimentos e bebidas, o que, segundo ela, pode acarretar prejuízos econômicos e comprometer a segurança alimentar.

O decreto do governo limita a comercialização e a exposição de produtos ultraprocessados nas escolas, como refrigerantes e biscoitos recheados. A deputada, no entanto, contesta a abordagem. Segundo ela, o grau de processamento não é um indicador confiável da qualidade nutricional de um alimento. “Não existem alimentos bons ou ruins, e sim dietas mal balanceadas”, defende.

A proposta passará pelas comissões de Educação, Saúde, e de Constituição e Justiça e de Cidadania (CCJ). Após essa etapa, seguirá para votação no Plenário. Para ser aprovada, precisará do aval tanto da Câmara quanto do Senado.

Cobertura do Porto Alegre 24 Horas

Quer ficar por dentro sobre as principais notícias do Brasil e do mundo? Siga o Porto Alegre 24 Horas nas redes sociais. Estamos no Twitter, no Facebook, no Instagram e no YouTube. Tem também o nosso grupão do Telegram e no Whatsapp.

Siga o Porto Alegre 24 Horas no GOOGLE News!