O PDT iniciou um cronograma de encontros regionais para fortalecer a pré-candidatura de Juliana Brizola ao governo do Rio Grande do Sul. O evento mais simbólico ocorrerá em 21 de junho, em São Borja, na Fronteira Oeste, coincidindo com os 21 anos da morte de Leonel Brizola, avô da ex-deputada. Segundo reportagem de GZH, embora o partido tenha ampliado seu espaço no governo Eduardo Leite e articulado alianças para 2026, Juliana mantém a disposição de seguir na disputa, avaliando que a desistência precoce não seria estratégica.
Durante um ato na Câmara de Vereadores de Osório, na última quinta-feira (29), Juliana Brizola foi ovacionada por correligionários do Litoral Norte e reforçou seu compromisso com a candidatura.
A ex-deputada reconhece que seu desempenho em pesquisas se deve ao recall da campanha à prefeitura de Porto Alegre, mas aposta na mobilização partidária para consolidar seu nome.
Enquanto isso, na próxima quinta-feira (5), o Consórcio de Integração Sul e Sudeste (Cosud) realiza mais um encontro, desta vez no Paraná, com foco em segurança pública. O anfitrião, governador Ratinho Júnior (PSD), pretende propor que os Estados possam legislar sobre normas penais, competência hoje exclusiva da União.
Ainda de acordo com GZH, além da pauta institucional, o evento deve ganhar contornos eleitorais, já que quatro dos sete governadores do consórcio são pré-candidatos à sucessão do presidente Lula.